Mentoria: fator decisivo em seu negócio

by

Você sabe o que é mentoria?

A palavra “mentor” vem do nome de um personagem da Odisseia (poema épico de Homero, Grécia antiga), amigo de Ulisses, que orientava o filho deste, Telêmaco, e significa “orientador, o que guia”. E não é diferente o significado de mentor no empreendedorismo.

O mentor em um negócio é aquele cara que já passou pela experiência, de forma direta ou indireta, e que tem a capacidade de orientar, questionar, inspirar e servir de apoio ao empreendedor na nada fácil jornada de empreender. Sem falar que o mentor pode ainda fazer o empreendedor olhar para seu negócio do lado de “fora da caixa”, podendo pensar e refletir sobre suas estratégias e futuro de sua empresa.

Agora você talvez esteja se perguntando: “Legal, entendi o que é um mentor, mas por que mentoria pode ser importante e até decisiva no meu negócio?” De acordo com o estudo “5 Conselhos Valiosos para Se Tornar um Empreendedor de Alto Impacto” feito pela Endeavor, principal ONG de apoio a empreendedorismo no Brasil, alguns dados chamaram a atenção. De acordo com esse estudo feito com empreendedores Endeavor, “Atrair Investidores de risco” e “Procurar conselhos externos de mentores” foram os principais fatores capazes de aumentar o sucesso de seu negócio.

Levando isso em conta, a equipe do Startup Weekend Sorocaba está providenciando mais de 20 mentores, que irão passar de mesa em mesa para compartilhar sua experiência, pensar e discutir possíveis problemas e soluções dos negócios que estarão para surgir, acompanhando e ajudando a validar protótipos, e isso tudo durante todo o evento!

Quer saber quem serão esses mentores? Garantimos que serão profissionais espetaculares, renomados e com incríveis histórias e experiência para compartilhar! Conheçam alguns deles: Horacio Poblete (CEO Ledface), Tatiana Pezoa (CEO TrustVox), Guilherme Junqueira (Diretor Executivo para a América Latina do Bizzabo e BizDev na Startup House), Roberto Civille Rodrigues (CEO Baphotech), Christian Pensa (CEO CriaBiz), e muitos outros que muito em breve iremos divulgar!

Leia mais sobre a história de cada um desses mentores no nosso site na parte “Mentores”.